segunda-feira, 9 de julho de 2012

Significado de morte para as crianças


Para Bromberg (2000) o significado dado á morte pelas crianças varia de acordo com alguns fatores, entre os quais a idade, ou seja, o seu estado de maturação psicológica. Outros dos fatores que têm influência são a forma como os adultos lidam com a perda e o binómio quantidade/qualidade da relação da criança com a pessoa que faleceu. Desta forma, assim que criança tenha idade suficiente para estar vinculada, poderá ter consciência da possibilidade de perder essa pessoa. A autora citada menciona que o medo da morte é originado no meda da criança perder o(a) ente querido(a), de romper os vínculos.
Já para Aberasturi (1978 citado por Bromberg, 2000) a criança tem consciência da morte desde o início da infância, no entanto poderá não ser identificada pelos adultos dado que é sempre expressa com os recursos da criança. Uma vez que esta nem sempre fala da morte, no entanto poderá representar a mesma de forma lúdica ou graficamente, ou até mesmo na forma de sintomatologia psicossomática. A criança poderá também captar, por meio do inconsciente, mortes ocorridas noutras gerações e que poderão constituir um segredo familiar do qual ela também faz parte. Desta forma, cabe aos adultos tentar reconhecer a inabilidade que a criança tem em falar sobre este assunto ou entender esse processo, para que se dê à criança a compreensão do que é a morte.
Para que a criança compreenda a morte, com os recursos que a sua idade permite, ela não deverá ser excluída da experiência de perda. Uma vez que isto faz com que ela perceba a realidade. Sendo que, essa realidade será a que a criança puder fazer, encontrando comportamentos e ações que dêem um significado à perda.
Já para Bowlby (1981) a morte existe para que a criança sobre as mais diversas formas, expresse sobre tudo o que sabe sobre esta. Uma consciência natural que a criança tem sobre o que acontece neste estádio e uma aceitação das emoções mais emergentes: sentir-se triste, desejar a permanência da pessoa falecida, desejar fazê-la reviver.

Sem comentários:

Enviar um comentário